Uma das decisões estratégicas em seu plano de previdência é a escolha do regime de tributação do Imposto de Renda. A opção entre o regime Progressivo e o Regressivo não é apenas uma formalidade; ela terá um impacto direto sobre o seu benefício de aposentadoria que receberá ao longo dos anos, ou sobre o resgate do seu patrimônio.
A diferença entre esses os dois regimes está na forma como o imposto é calculado e como ele é aplicado: um considera o valor que você irá receber, enquanto o outro se baseia no tempo que o seu dinheiro permanece investido para determinar a alíquota aplicável.
A legislação vigente estabelece que essa importante escolha deve ser feita até o momento em que você começar a receber o benefício de aposentadoria ou realizar o primeiro resgate do seu patrimônio em um plano de previdência privada. É importante considerar que, uma vez definida, essa decisão é irreversível. Dada a sua natureza definitiva, na PRhosper, enfatizamos a necessidade de uma análise cuidadosa, alinhada aos seus objetivos de vida e planejamento financeiro de longo prazo.