

No Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, a PRhosper celebrou as histórias inspiradoras de seus aposentados que dedicaram anos de trabalho e experiência à patrocinadora. Como parte dessa celebração, a PRhosper participará da solenidade comemorativa ao Dia Nacionado do Aposentado, promovido pela Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência em 29 de janeiro – um compromisso anual da Associação em homenagear os participantes assistidos de suas associadas. Este ano, representando os mais de 3.157 participantes da PRhosper teremos Denison Novak, um engenheiro químico e especialista em marketing, que construiu uma carreira sólida na Rhodia. Vamos conhecer aqui a história de Denison.
Denison iniciou sua jornada na Rhodia em 1997, integrando a área comercial especializada em tensoativos e surfactantes. Esse setor, à primeira vista específico, revelou-se um universo de complexidade e diversidade de aplicações. Sua formação e uma década de experiência prévia em uma empresa concorrente conferiram-lhe uma base sólida. "Era como se eu entrasse num universo já conhecido," ele descreve, referindo-se aos clientes e ao mercado que já dominava. Essa familiaridade permitiu uma rápida adaptação e, em apenas sete anos, Denison assumiu à Diretoria Comercial para toda a América Latina – uma ascensão notável e repleta de desafios.
Mesmo sem amplo domínio da língua inglesa e sem experiência internacional prévia, Denison enfrentou e superou os obstáculos. Sua habilidade em identificar e aplicar produtos de um segmento em outro foi um fator-chave para alavancar resultados significativos. Ele explica que seus resultados comerciais e financeiros foram expressivos, mesmo sem grandes investimentos diretos em sua área, demonstrando uma capacidade ímpar de inovação e observação de mercado.
Depois de 15 anos de uma carreira de sucesso na Rhodia, Denison, em meados de 2016/2017, fez a transição para um novo capítulo em uma empresa espanhola de pigmentos. Embora o produto fosse diferente de sua expertise principal, a carteira de clientes era a mesma, o que criou uma conexão importante.
Sua vasta experiência comercial foi um trunfo para ingressar em uma empresa que estava se estabelecendo no Brasil, ainda sem CNPJ próprio, oferecendo-lhe grande liberdade para atuar no mercado nacional. Por sete anos, Denison atuou como um especialista, contribuindo para o crescimento dessa companhia.
Aos 67 anos, Denison vive seu pós-carreira com um senso de propósito e tranquilidade. Embora tenha procurado ativamente novas oportunidades de trabalho, ele optou por gerenciar suas próprias aplicações financeiras, garantindo uma vida financeiramente tranquila. Além disso, Denison dedica-se à sua família e se mantém ativo com ginástica, caminhada e natação diárias. Aprecia tocar órgão eletrônico e brinca que o gerenciamento de suas aplicações financeiras se tornou seu hobby.
Um dos conselhos mais relevantes que Denison compartilha é sobre a previdência privada. Ele mesmo confessa ter demorado a reconhecer sua importância, levando um ano e meio para começar a contribuir para o plano da Rhodia, mesmo com a empresa já fazendo sua parte. A decisão de contribuir foi, segundo ele, a melhor de sua vida.
Denison relata que sua tranquilidade financeira atual é um resultado direto desse investimento. Ele destaca que, embora o INSS seja um suporte, a previdência privada é importante para complementar a renda e evitar uma "queda brutal" no padrão de vida. Denison finaliza seu relato deixando um conselho aos jovens “comecem a contribuir o mais cedo possível, pois quanto mais tempo você tem, mais fácil é formar um patrimônio para o seu pós-carreira. Aproveitem o apoio que a patrocinadora oferece. Nenhum investimento no mercado financeiro oferece a mesma contrapartida financeira que a patrocinadora.”
A história de Denison é um exemplo de como a experiência, o planejamento e a adaptabilidade podem moldar uma trajetória profissional e uma vida pós-carreira ricas e significativas, servindo de inspiração para todos, independentemente da fase da vida em que estão.
A cerimônia acontece no dia 29 de janeiro, das 14h30 às 16h30, em formato 100% on-line e gratuito, transmitido pelo canal da Abrapp no YouTube. Com o tema "A vida que eu ainda vou viver!", o evento celebra a trajetória de vida e dedicação dos participantes, reforçando a importância da previdência complementar.
Na programação estão previstas as homenagens a aposentados indicados pelas entidades fechadas de previdência e uma palestra superinteressante com a autora Leila Navarro.
Para acessar o evento, clique neste link.